728x90 AdSpace

Recentes

Testemunhas de Jeová


1. Os Erros dos Testemunhas de Jeová

1.a. Negação da Trindade:

TJ`s ensinam: “Trindade é POLITEÍSMO.”

Não, nós somos MONOteístas, cremos em 1, 1 só Deus (Deu 6:4), indivisível!

Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o ÚNICO SENHOR. (Deuteronômio 6:4)

Mas também cremos, mesmo sem entender, o que a Bíblia também ensina expressa e claramente: que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são 3 pessoas distintas, co-iguais, todas elas eternas, de natureza divina, participantes do único Deus!

Ver (1.b) e (1.c).

TJ`s ensinam: “Trindade é IRRACIONAL INVENÇÃO que homens nos inculcaram. Na Bíblia, não há a menor sugestão de pluralidade de pessoas dentro da unidade de Deus.”

As Escrituras contradizem, condenando-os: Há, sim:

1João 5:7:

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. (1 João 5:7);

Deus usa “nós”, “nosso”, e outros plurais: Gen 1:26; 11:7; Isa 6:8; 48:16.

E disse Deus: FaçaMOS [NÓS] o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança; e domine ... (Gênesis 1:26)

Eia, desçaMOS [NÓS] e confundaMOS [NÓS] ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. (gênesis 11:7)

Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por NÓS? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8)

Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor DEUS me enviou a mim, e o seu ESPÍRITO. (Isaías 48:16)

(note que a desculpa de "plural majestático", tal como em "Vossa Alteza", não se aplica, ver contextos).

As 3 pessoas da Trindade mostram-se em Mat 3:16,17; 28:19; 2Cor 13:14.

(Mateus 3:16-17) E, sendo JESUS batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO DE DEUS descendo como pomba e vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu FILHO amado, em quem me comprazo.

(Mateus 28:19) Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO; As três personalidades não estariam juntas, aqui, se não fossem de uma mesma natureza e divindade!

1.b. Negação de CRISTO:

TJ`s ensinam: “Cristo NÃO É O DEUS (inicial maiúscula); não é o Deus eterno, onisciente, onipotente, todo-poderoso, criador de tudo e jamais criado. É somente UM deus (inicial minúscula, significando apenas “poderoso”, como outras criaturas), UM dos muitos deusinhos. Cristo é o arcanjo Miguel, irmão do Diabo (estes são os 2 filhos diretos e literais de Deus). Cristo é apenas a 1a e mais exaltada criatura, aquela a quem Deus deu maior poder.”

As Escrituras contradizem, condenando-os:

A Bíblia afirma diretamente que Cristo é o Deus: Ato 20:28; 1Joã 5:20; Isa 9:6-7; Ato 9:5; Joã 10:30; 20:28; Rom 9:5; Joã 1:1+14;

(Atos 20:28) Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de DEUS, que ele resgatou com SEU PRÓPRIO SANGUE. O pronome "ele" refere-se a Deus, portanto foi o sangue de DEUS que resgatou a sua igreja, portanto Cristo é DEUS e resgatou sua igreja ao ter seu sangue derramado na cruz.

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro DEUS e a vida eterna. (1 joão 5:20)

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

(Atos 9:5) E ele disse: Quem és, SENHOR? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. . A palavra Senhor (kurios), dirigida em adoração a um ser espiritual, é reconhecê-lo e adorá-lo como o Deus.

Eu e o Pai somos UM. (João 10:30) Um só e único Deus, três personalidades distintas dentro da natureza divina única.

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e DEUS meu! (João 20:28) Tomé estava se dirigindo a Cristo, adorou-o dirigindo-lhe esta palavra que reconhecem que Cristo é SENHOR e DEUS.

TJ`s ensinam: “Pode um FILHO ser Deus?”

As Escrituras contradizem, condenando-os: Sal 45:6-7. Sal 110:1 (compare Mat 22:45); Zac 13:7.

O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. 7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. (Salmos 45:6-7)

<> Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. (Salmos 110:1)

Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho? (Mateus 22:45)

O espada, desperta-te contra o meu pastor, e contra o homem que é o meu companheiro, diz o SENHOR dos Exércitos. Fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão sobre os pequenos. (zacarias 13:7)

* TJ`s ensinam: “Cristo NUNCA ACEITOU SER ADORADO.”

As Escrituras contradizem, condenando-os: Aceitou!: Mat 8:2; 9:18; 15:25; 28:9,17; Joã 9:35, 38; 20:28; Heb 1:6. Ora, só Deus deve ser religiosamente adorado (Mat 4:10; Ato 10:25-26; Apo 19:10). Portanto, Cristo é Deus!

E, eis que veio um leproso, e o ADOROU, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. (Mateus 8:2)

Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o ADOROU, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. (Mateus 9:18)

Então chegou ela, e ADOROU-o, dizendo: Senhor, socorre-me! (Mateus 15:25)

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o ADORARAM. (Mateus 28:9)

E, quando o viram, o ADORARAM; mas alguns duvidaram. (Mateus 28:17)

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? 38 Ele disse: Creio, Senhor. E o ADOROU. (João 9:35,38)

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28)

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o ADOREM. (Hebreus 1:6)

Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mateus 4:10) Portanto, tendo Cristo muitas e muitas vezes aceito adoração, só o fez devido ao fato de que é Deus.

E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. 26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. (Atos 10:25-26). Nenhum homem de Deus podia aceitar adoração; Portanto, tendo Cristo muitas e muitas vezes aceito adoração, só o fez devido ao fato de que é Deus.

E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. (Apocalipse 19:10). Nenhum homem de Deus podia aceitar adoração; Portanto, tendo Cristo muitas e muitas vezes aceito adoração, só o fez devido ao fato de que é Deus.

* TJ`s ensinam: ** “Mas há muitos, muitos versículos mostrando a HUMANIDADE de Cristo.“

Nós aceitamos todos estes textos!!!... mas sem jogarmos fora os outros versos que mostram que Cristo é Deus!!! Cremos, aceitamos em fé simples, tudo a que a Bíblia diz claramente, mesmo que não entendamos os “porquê” e os “como’ de Deus. Assim, cremos que Jesus é tanto 100% homem como 100% Deus, simultaneamente!

* TJ`s ensinam: “Apo 3:14 diz que Cristo foi o “o princípio da criação de Deus”, isto é , o PRIMEIRO SER CRIADO POR DEUS.” E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio ("arche") da criação de Deus: (Apocalipse 3:14)

As Escrituras contradizem, condenando-os:

Em primeiro lugar, “arche” também significa “origem, originador, fonte” (como em Joã 1:1), portanto o texto pode estar ensinando que Cristo é “o originador da criação de Deus”, o que corrobora Heb 1:2 e Col 1:16-17; o texto pode estar ensinando que Cristo é o Criador, portanto é o Deus de Gen 1:1.

No princípio ("arche") era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1:2)

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1:16-17)

No princípio criou Deus os céus e a terra. (gênesis 1:1)

Em segundo lugar, o corpo ressuscitado de Cristo é o primeiro da NOVA criação de Deus, conseqüentemente o texto pode estar ensinando isto mesmo: que o corpo humano de Cristo é o primeiro a ter sido glorificado, é a primícia, o primogênito antecedendo os corpos glorificados que receberemos. Note, o Verbo é eterno, jamais criado, e somente se tornou o Filho de Deus (isto é, somente se tornou corpo expressa-direta-miraculosamente gerado por Deus Pai, que é Espírito) no dia da milagrosa concepção de Maria, virgem. A ressurreição de Cristo no seu corpo glorificado e como ocorreu, provou e anuncia esta filiação exclusiva.

* TJ`s ensinam: “Mar 13:32-33, Joã 14:28, etc., Mostram Cristo INFERIOR A DEUS.”

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. 33 Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. (Marcos 13:32-33)

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. (João 14:28)

As Escrituras contradizem, condenando-os: Mas Fp 2:5-8 explica todos os textos que mostram o lado humano de Jesus como inferior: Quando o Verbo (eterno, Joã 1:1-3) se fez carne (Joã 1:14), ele se despiu da sua glória como Deus. Sempre foi (é e será) Deus, mas restringiu-se, tomando a forma de servo. Ver http://solascriptura-tt.org/Cristologia/Kenosis-EsvaziamentoDeCristoFp2-5-11-Helio.htm

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:5-8 Almeida Corrigida Fiel)

De sorte que haja em vós este sentimento que há também em Cristo Jesus, 6 o qual, sendo em a forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, 7 mas fez a si mesmo de nenhuma reputação, a forma de servo havendo tomado, havendo sido feito na semelhança de homens; 8 e, na figura havendo sido achado como um homem, humilhou-se a si mesmo havendo se tornado obediente até a morte, morte mesmo de uma cruz. (Filipenses 2:5-8 tradução literal do TR, semelhante à da KJV).

* TJ`s ensinam: “Cristo NÃO RESSUSCITOU corporalmente, mas só como espírito.”

As Escrituras contradizem, condenando-os:

Os apóstolos e discípulos viram, ouviram, tocaram, comeram com Cristo muitas vezes durante 40 dias, depois da ressurreição: 1Cor 15:4-8,14,17; Mat 28:5-6; Mar 16:6; Luc 24:30-31,38-43; Joã 20:16,26-31; Ato 1:3.

E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. 8E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. ... 14 E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. ... 17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. (1 Coríntios 15:4-8,14,17)

Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. (Mateus 28:1-20)

Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram. (Marcos 16:6)

E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. 31 Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. ... 38 E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? 39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. 40 E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? 42 Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; 43 O que ele tomou, e comeu diante deles. (Lucas 24:30-31,38-43)

Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). ... 26 E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. 27 Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. 28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. 30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (João 20:16,26-31)

Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. (Atos 1:3)

Muitas outras vezes a Bíblia afirma a ressurreição literal de Cristo: Joã 11:25; Ato 2:32; 10:40-41; Apo 1:17-18.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. (Atos 2:32)

A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, 41 Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. (Atos 10:40-41)

E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; 18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. (Apocalipse 1:17-18)

Bem depois, Cristo apareceu a Paulo: Ato 9:4-6; 22:7-10; 26:13-18,23; ainda depois, ensinou-lhe tudo: 1Cor 11:23; Gál 1:11-12,15-17.

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? ... 7 ... (Atos 9:4-6)

23 Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. (Atos 26:13-18,23)

Negação do ESPÍRITO SANTO:

TJ`s ensinam: “O Espírito Santo NÃO É UMA PESSOA, é só a influência, o poder de Deus.”

As Escrituras contradizem, condenando-os:

João 14:26 e 16:13-14. O Espírito Santo, muitas vezes, é tratado pelo GÊNERO MASCULINO, não neutro.

Mas AQUELE Consolador, O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ESSE vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14:26)

Mas, quando vier AQUELE Espírito de verdade, ELE vos guiará em toda a verdade; porque não falará de SI mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 14 ELE me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. (João 16:13-14)

João 14:16; 1Joã 2:1. O Espírito Santo é outro [do mesmo tipo!] CONSOLADOR e é ADVOGADO, exatamente tal como o Filho.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará OUTRO ["allos" 243, não "eteros" 2087] Consolador, para que fique convosco para sempre; (João 14:16). Note "allos" 243, que significa "outro, do mesmo tipo", não "eteros" 2087, que significa "outro, de tipo diferente".

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um ADVOGADO para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (1 João 2:1). Note que a palavra usada para Cristo, "Advogado" (Parakletos 3875) é a mesma "Consolador" usada para o Espírito Santo em João 14:16,26; 15:26; 16:7.

1Cor 2:11; Rom 8:27; 15:30; 1Cor 12:11. O Espírito Santo SABE, tem INTENÇÃO, INTERCEDE, AMA, OPERA, REPARTE, QUER.

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém SABE as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:11)

E aquele que examina os corações sabe qual é a INTENÇÃO do Espírito; e é ele que segundo Deus INTERCEDE pelos santos. (Romanos 8:27)

E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo AMOR do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; (Romanos 15:30)

Mas um só e o mesmo Espírito OPERA todas estas coisas, REPARTINDO particularmente a cada um como QUER. (1 Coríntios 12:11)

João 16:8-11; Rom 8:26; 1Cor 2:10. O Espírito Santo CONVENCE, AJUDA, INTERCEDE, GEME, PENETRA ATÉ MESMO AS PROFUNDEZAS DE DEUS

E, quando ele vier, CONVENCERÁ o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim;Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. (João 16:8-11)

E da mesma maneira também o Espírito AJUDA as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito INTERCEDE por nós com GEMIDOS inexprimíveis. (Romanos 8:26)

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito PENETRA todas as coisas, ainda AS PROFUNDEZAS DE DEUS. (1 Coríntios 2:10)

Mat 28:19; 2Cor 13:14. O Espírito Santo é posto no nível onde também só estão o Pai e o Filho.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:19)

* TJ`s ensinam: “Cristo NUNCA ACEITOU SER ADORADO.”

As Escrituras contradizem, condenando-os: Aceitou!: Mat 8:2; 9:18; 15:25; 28:9,17; Joã 9:35, 38; 20:28; Heb 1:6. Ora, só Deus deve ser religiosamente adorado (Mat 4:10; Ato 10:25-26; Apo 19:10). Portanto, Cristo é Deus!

E, eis que veio um leproso, e o ADOROU, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. (Mateus 8:2)

Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o ADOROU, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. (Mateus 9:18)

Então chegou ela, e ADOROU-o, dizendo: Senhor, socorre-me! (Mateus 15:25)

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o ADORARAM. (Mateus 28:9)

E, quando o viram, o ADORARAM; mas alguns duvidaram. (Mateus 28:17)

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? 38 Ele disse: Creio, Senhor. E o ADOROU. (João 9:35,38)

E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28)

* TJ`s ensinam: ** “Mas há muitos, muitos versículos mostrando a HUMANIDADE de Cristo.“

Nós aceitamos todos estes textos!!!... mas sem jogarmos fora os outros versos que mostram que Cristo é Deus!!! Cremos, aceitamos em fé simples, tudo a que a Bíblia diz claramente, mesmo que não entendamos os “porquê” e os “como’ de Deus. Assim, cremos que Jesus é tanto 100% homem como 100% Deus, simultaneamente!

* TJ`s ensinam: “Apo 3:14 diz que Cristo foi o “o princípio da criação de Deus”, isto é , o PRIMEIRO SER CRIADO POR DEUS.” E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio ("arche") da criação de Deus: (Apocalipse 3:14)

As Escrituras contradizem, condenando-os:

Em primeiro lugar, “arche” também significa “origem, originador, fonte” (como em Joã 1:1), portanto o texto pode estar ensinando que Cristo é “o originador da criação de Deus”, o que corrobora Heb 1:2 e Col 1:16-17; o texto pode estar ensinando que Cristo é o Criador, portanto é o Deus de Gen 1:1.

No princípio ("arche") era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:1)

A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1:2)

Negação da SALVAÇÃO e ESCATOLOGIA:

TJ`s ensinam: “O sangue de Cristo NÃO PROPICIOU salvação a ninguém, podia no máximo propiciar para 1 homem, assim Cristo apenas deu a cada homem o direito de ser submetido a uma prova (teste, julgamento) em que ele pode se salvar.”

As Escrituras contradizem, condenando-os: 2Cor 5:21; Isa 53; Ato 8:28-35; 1Ped 3:18. Ver também Joã 1:12; 3:3,16; 6:47; Ato 16:31.

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por NÓS; para que NELE fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21). Morte substitutória (vicária) + justificação imputada = a morte de Cristo expiou completa e definitivamente nossos pecados, e propiciou a Deus.

Verdadeiramente ele tomou sobre SI as NOSSAS enfermidades, e as nossas dores levou sobre SI; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das NOSSAS transgressões, e moído por causa das NOSSAS iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ELE, e pelas SUAS pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ELE a iniqüidade de NÓS TODOS. 7 8 ... pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a MUITOS; porque as iniqüidades deles levará sobre SI. 12 ... derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre SI o pecado de MUITOS, e intercedeu pelos transgressores. (Isaías 53:1-12) Compare com Atos 8:28-35, que provam que Isa 53 se refere a Jesus.

No Milênio, haverá dois tipos de humanidade, pois, ao final da Tribulação:

todos aqueles com seus corpos já GLORIFICADOS {isto é, os santos ressurretos da dispensação da Igreja (formaremos a Noiva, que reinará com o Noivo) e os santos ressurretos do VT juntamente com os ressurretos mártires da Tribulação}, voltam COM Cristo, para a Noiva REINAR com seu Noivo - Salvador - Senhor (Luc 19:16-19; 1Co 6:2; 2Tm 2:12; Apo 20:4,6), tendo responsabilidades INDIVIDUAIS e não coletivas Luc 19:16-19.

E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas. 17 E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre DEZ cidades terás AUTORIDADE. 18 E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas. 19 E a este disse também: Sê tu também sobre CINCO cidades. (Lucas 19:16-19)

Não sabeis vós que os santos hão de JULGAR o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? (1 Coríntios 6:2)

Se sofrermos, também com ele REINAREMOS; se o negarmos, também ele nos negará; (2 Timóteo 2:12)

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de JULGAR; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e REINARAM com Cristo durante mil anos. (Apocalipse 20:4)

* TJ`s ensinam: “Os T.J. serão os 144.000 de Apocalipse.”

As Escrituras contradizem, condenando-os: Não. Os 144.000 são JUDEUS (por que não ser literal?!...), convertidos NA 70A. SEMANA DE DANIEL (por que não ser literal?!...), só HOMENS (por que não ser literal?!...), todos eles VIRGENS (por que não ser literal?!...). Apo 7:4-9; 14:1-5.

E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. 5 Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; ... 6 9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (Apocalipse 7:4-9)

E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas. 3 E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. 4 Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro. 5 E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus. (Apocalipse 14:1-5)

Fonte de estudos autorizada pelo autor - Hélio de Menezes Silva, 1991.














  • Blogger Comentários
  • Facebook Comentários

0 comentários :

Item Reviewed: Testemunhas de Jeová Rating: 5 Reviewed By: Pr. Antonio Romero Filho