728x90 AdSpace

Recentes

Cameron Townsend e a Wycliffe -

Tech tipsComputer Tricks







Cameron Townsend e os primeiros dias do ILV e Wycliffe -

No ano 1917, William Cameron Townsend tinha 21 anos de idade; naquele ano ele foi à Guatemala vender Bíblias em castelhano. Logo se deu conta de que muitos dos grupos indígenão podiam ler essa Bíblia, e por isso resolveu aprender uma das línguas maias, o cakchiquel, e traduzir trechos do Novo Testamento nessa língua. Townsend completou o Novo Testamento em cakchiquel em 1928, e pouco depois voltou aos Estados Unidos por causa de problemas de saúde.

Em 1934, Townsend inaugurou uma escola para capacitar no ramo de lingüística pessoas que desejavam se tornar candidatos ao labor de tradução da Bíblia. Ele deu o nome de Campamento Wycliffe (“Camp Wycliffe”) a essa escola, cujas aulas eram ministradas numa fazenda no estado de Arkansas (EUA). Iniciou-se o campamento com dois estudantes, mas no ano seguinte houve cinco; pouco depois, essa equipe foi com Townsend para iniciar um estudo lingüístico no México. Um dos estudantes foi Ken Pike, o qual se tornou depois criador de um significante corpus de teoria lingüística e líder de nosso desenvolvimento acadêmico.

 Mais tarde, Townsend deu ao seu projeto o nome “Instituto Lingüístico de Verão” (posteriormente chamado também de Sociedade Internacional de Lingüística). Todo o sustento econômico recebido de amigos e de igrejas era transferido aos primeiros tradutores de campo através da agência missionária Pioneiros.

Até 1942, o número de membros do ILV de duplicou, de 50 a mais de 100 pessoas. Tanto o ILV como o TBW foram incorporados na Califórnia (EUA); Wycliffe servia para recrutar novos membros, para relações públicas e para a recepção e distribuição de fundos. O ILV servia para o treinamento e capacitação dos candidatos e membros na lingüística e no trabalho de campo. Durante esse mesmo ano, o ILV foi acreditado pela Universidade de Oklahoma (EUA).   

Começou a aumentar rapidamente o raio de ação do seu trabalho de campo. Em 1944, deu-se início ao trabalho dentro dos Estados Unidos. Em 1946, propagou-se pelo Peru, e em meados dos anos 50, já atuava em muitos países da América Central e da América do Sul. Estabeleceu-se em 1948 o Serviço de Rádio e Aviação na Selva (JAARS – “Jungle Aviation and Radio Service”) para ajudar os membros a chegarem a lugares remotos e de difícil acesso na selva amazônica.

O descanso eterno do herói Cameron

No ano 1982, William Cameron Townsend entrou para sempre na presença do Senhor. Apesar desta grande perda, o trabalho seguiu crescendo; damos graças ao Senhor, que nos ajudou a superar os obstáculos dos anos seguintes. Um ano depois da morte de Townsend, o Novo Testamento de número #200; foi publicado na língua hanga de Gana, na África ocidental. No ano 1984, o ILV começou a trabalhar na Indonésia, na milésima língua: irarutu. Em 1985, completou-se o trabalho da entidade na Bolívia, atingidos os alvos lingüísticos e de tradução da Bíblia. Efetivamente, a Bolívia foi o primeiro país onde completamos o labor de tradução da Bíblia em línguas indígenas.  

No ano 1987, iniciou-se em Cingapura uma escola do ILV para os membros asiáticos. Em 1989, publicou-se o Novo Testamento de número #300. No ano 1990, formou-se a Área de Eurásia, abrangendo setores do Oriente Médio, a Ásia Central e a antiga União Soviética. Este movimento nos produziu novas estratégias de trabalho, de maneira que algumas das primeiras equipes deram passos concretos para o trabalho lingüístico na China. Em 1995, dedicamos o Novo Testamento de número #400 na Papua Nova-Guiné.

[Nota: Agradecemos a Deus pela vida e obra do jovem Cameron que impulsionado pelo Senhor da Seara, teve a coragem, audácia e fé para implantar uma das mais importantes missões na terra, traduzir as Escrituras para os povos carentes da Palavra de Deus. Nasce dessa visão a Missão Wycliffe que tem realizado um trabalho gigantesco, traduzindo a Bíblia a milhares de idiomas. A Deus toda gloria]

fonte: Tradutores bíblicos

  • Blogger Comentários
  • Facebook Comentários

0 comentários :

Item Reviewed: Cameron Townsend e a Wycliffe - Rating: 5 Reviewed By: Pr. Antonio Romero Filho