728x90 AdSpace

Recentes

5 segredos para se ter sucesso em um novo país








 
O chamado choque cultural é um fator reacionário que pode inibir o aprendizado de uma nova língua. Nesta   fase, se for acentuada, o estudante passa a ter dificuldades de estar e transitar entre o povo. Também não se sente fortalecido emocionalmente o suficiente para aprender a nova língua com alegria. Algumas atitudes colaboram para que você possa tanto se adaptar melhor ao novo contexto quanto à nova língua. Vão adiante alguns conselhos. Considerações culturais no aprendizado da língua:


   
Não faça de sua moradia um lugar de refúgio.

Portanto, transite pela comunidade, esteja (se possível) na casa das pessoas e vizinhos, reúna-se com outros em lugares públicos e freqüente seus ambientes de trabalho. Quando a casa se torna um local de refúgio a tendência do estudante de uma nova língua, que se encontra em ambiente distinto, é criar ali um cenário de exclusão, ausente do povo. Abra as portas de sua casa (respeitando os seus próprios limites de privacidade) para que eles também freqüentem sua habitação.

Controle a visão crítico-comparativa.                                                                                                       

Ela pode impedir uma adaptação mais rápida e fácil. Comparar os elementos de vivência (moradia, relacionamento, perfil, alimentação, etc.) do grupoalvo, ou de seu ambiente, com a sua cidade, casa ou país é um erro fatal que gerará apenas um coração pesado com dificuldade de aproveitar as belas oportunidades de convivência e aprendizado.  

Não transforme o seu companheiro em intérprete cultural e lingüístico.

É natural que, se vocês forem casados ou companheiros de estudo dessa nova língua, um se desenvolva mais rapidamente que o outro. Raramente pessoas caminham no mesmo ritmo. Assim, não transforme o seu companheiro de estudo, que estiver um pouco mais à frente ou demonstre mais facilidade, em seu intérprete cultural e lingüístico. Tenha suas próprias experiências, cometa seus próprios erros e se relacione diretamente com o povo.          

Tenha senso de humor. Mantenha-se aberto a novos costumes e sistemas.

O tempo e a forma irão mudar se você estiver inserido em um povo com grave distinção cultural. E talvez estes dois, tempo e forma, sejam os elementos que mais geram desconforto. Se a forma de transmitir conhecimento é por meio da repetição, em um ambiente de tempo cíclico por exemplo, acostumese a ouvir a mesma história 15 vezes por noite. A melhor maneira de minimizar o desconforto relacionado ao tempo e à forma é a participação.

Adapte-se, para que se sinta bem e integrado ao contexto.   

Adaptar não é criar conceitos de diversão, modo de vida, moradia, etc., mas transferir seus conceitos formados e encaixá-los na cultura em que você se encontra. Depressão, sentimento de perda, saudades e sentimento de incapacidade nos primeiros meses possivelmente ocorrerão. Em algum nível alguns destes sintomas devem acontecer. Tenha paciência durante este período de adaptação, ore e peça que o Senhor o ajude a perseverar.
  • Blogger Comentários
  • Facebook Comentários

0 comentários :

Item Reviewed: 5 segredos para se ter sucesso em um novo país Rating: 5 Reviewed By: Pr. Antonio Romero Filho