728x90 AdSpace

Recentes

Preparo de Missionários


Existem dois fatores importantes que devemos analisar antes de enviarmos missionários ao campo transcultural. Aquele tempo de  enviar obreiros despreparados já passou, pois hoje Deus tem enriquecido a sua Igreja com ferramentas já testadas e aprovadas por outros que já estiveram do outro lado da fronteira cultural e passaram por todo tipo de aversões e derrotas culturais e um deles sou eu, e afirmo o quão importante é o treinamento prático e teórico do canditado às missões transculturais - vejamos entãos quais são os dois fatores importantes, que seriam  na  realidade "os dois lados de  uma  mesma moeda":



Treinamento espiritual

Há uma relação direta entre o sucesso do missionário e o treinamento apropriado. Em parte isto é assim porque em missões geralmente cruza-se fronteiras culturais. Mais importante porém, é que o trabalho missionário é entremeado de questões espirituais como (1) Batalha espiritual, (2) Aconselhamento e (3) orientação para cristãos imaturos.

Uma vez que os candidatos às missões foram selecionados, eles precisam ser fundamentados nas disciplinas espirituais de oração, memorizaçãos das Escrituras, meditação e jejum. Estas disciplinas liberam conhecimento espiritual, sabedoria e poder à medida que os missionários ministram ao espírito de outras pessoas e lutam por este espírito para trazer salvação.

O Reino de Deus é estabelecido através da violência contra o reino das trevas. Jesus ilustra o domínio de satanás nas vidas com a presença do valente. Mas alguém mais valente ainda o amarra e toma aquela "casa". Isto revela a presença do conflito, guerra, onde o mais forte se torna o vencedor. A Igreja de Jesus está do lado mais forte.

Alargar as fronteiras tem sido "uma boa razão" para guerras. O exército do Senhor tem que reconquistar todo o território invadido pelo inimigo. O limite do nosso território é o mundo inteiro. É pela força invasora do exército que Deus levanta, que o inimigo será subjulgado. Não deporemos as armas até que todas as nações da terra se rendam ao Senhor Jesus. Mas ninguém pode ir a uma guerra se não estiver alistado e preparado para tal desafio.

   Treinamento  transcultural

Além das disciplinas espirituais, os missionários precisam passar por treinamento transcultural. Os alunos têm de aprender o que for possível sobre as pessoas com quem estarão trabalhando, incluindo informações demográficas,   padrões de vida sócio-econômicas etc. Eles devem familializar-se com as normas e valores da sociedade como também sua cosmovisão.

Uma boa noção da cultura ajuda a apresentar o Evangelho em um contexto culturalmente apropriado. Os candidatos também precisam adquirir técnicas   de aprendizado da língua do grupo alvo, para facilitar a comunicação.

O aluno irá receber ferramentas através da disciplina de antropologia cultural e analizará modelos de padrões de vida e do comportamento humano nas diversas culturas, o antropólogo deve procurar respostas para três perguntas principais:

1. Quais as funções dos vários aspectos duma cultura, isto é, comida, abrigo, transporte, organização da família, crenças religiosas, língua,  valores etc.?

2. O que faz um membro de uma sociedade agir como age? Em outras palavras, por que todos não agem da mesma maneira? Quais as normas que determinam a conduta dos membros de uma sociedade?

3. Quais os fatores que determinam a conservação de certos aspectos culturais e a substituição de outros com o correr do tempo?

Como podemos perceber, não é suficiente apenas analisar os tipos de vestimenta ou comida de um povo, mas precisamos analisar também quem usa esta ou aquela roupa e por que usa.

Ao estudarmos antropologia, estamos nos munindo de meios que nos auxiliarão a compreender o homem e tudo que o envolve, a fim de podermos entender melhor a razão de suas atitudes e crenças, e, assim anunciarmos-lhe o Evangelho com mais eficácia.

Pr. Antonio Romero





  • Blogger Comentários
  • Facebook Comentários

1 comentários :

Item Reviewed: Preparo de Missionários Rating: 5 Reviewed By: Pr. Antonio Romero Filho