728x90 AdSpace

Recentes

O real retrato de uma igreja que não faz Missões!!!



A Bíblia Sagrada retrata a igreja que não faz Missões e que nem está preocupada em obedecer a Ordem Imperativa do Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19), vejamos seu real retrato no Livro de Eclesiastes, capítulo 12:1-4, onde Salomão apresenta alguém que não obedeceu e serviu a Deus em sua juventude e agora a velhice chegou e com ela chegaram alguns desgastes, que veremos nesta oportunidade e aplicaremos à igreja que perdeu seu tempo de renovo e não fez Missões, agora está cansada e parecendo mais um museu de coisas velhas: "Lembra-te do teu Criador nos dias de tua mocidade, antes que venham os maus dias..." (vv.1a)

1. e cheguem os anos dos quais venha a dizer: Não tenho neles contentamento (vv. 1b)

A igreja pode ter um grande e suntuoso templo para abrigar milhares de pessoas, possuir bons corais, bandas, pregadores, ensinadores e ter um lindo trabalho social, mas nada disso a encherá da alegria dos céus, pois estará desobedecendo a ordem do Rei Jesus de ir e pregar o Evangelho a toda criatura. A alegria não será completa, pois só se cumprirá a promessa do Salmo 126.6, quando a igreja levar "a preciosa semente andando e chorando voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo os seus molhos". A igreja tem a plenitude da alegria do Senhor quando ela faz missões.

2. Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas (vv. 2b)

A igreja que não está envolvida com a obra missionária terá uma tremenda diminuição da poderosa revelação de Deus em seus cultos e reuniões espirituais, tudo será mecânico, sem vida e sem graça, porque o "espírito de sabedoria e revelação, tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação" (Ef 1.17,18), se apagará lentamente pela falta de seriedade na tarefa mais importante da igreja na terra - Missões.

3. No dia em tremerem os guardas da casa (vv. 3a)

A igreja que ignora a sua principal missão, está enfadada a tremer diante das calamidades e adversidades, inclusive o inimigo a intimidará com suas estratégias malignas, pois irá perdendo sua autoridade espiritual e os sinais também não poderão segui-la em sua trajetória terrenal. Não indo às missões não haverá sinais porque o Senhor não poderá confirmá-los pois ela não está compromissada com a Sua Palavra  (Mc 16.20).

4. e se curvarem os homens fortes (vv. 3b)

A igreja desobediente ao ide de Jesus praticamente irá perdendo seus valores importantes que a fundamenta e a deixa fortalecida e pouco a pouco irá se curvando diante desse mundo por não cumprir com Atos  2.42: "e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações". O que mais queimava no coração dos apóstolos era cumprir com a Grande Comissão do Senhor Jesus Cristo. Todos eles saíram para às missões e foram martirizados. João apóstolo que morreu de velhice deixou escrito segundo o seu Evangelho: "Disse-lhes pois Jesus outra vez: Paz seja convosco, assim como Pai me enviou, também eu vos envio a vós (Jo 20.21).

5. e cessarem os moedores, por já serem poucos (vv. 3c)

A igreja que despreza a ordem imperativa do Rei Jesus, passará por escassez espiritual, porque "mais bem aventurado aquele que dá, do que aquele que recebe", é dando que se recebe. Deus não fica devendo nada a ninguém, Ele é fiel galardoador. Tudo que semearmos também iremos ceifar, isto na verdade é lei espiritual. A igreja omissa,  não poderá degustar a Palavra de Deus em sua plenitude, "porventura o ouvido não provará as palavras, como o paladar prova as comidas? (Jó 12.11).

6. e se escurecerem os que olham pelas janelas (vv. 3d)

A igreja que não atua em missões perdeu sua visão espiritual e não pode contemplar "os campos que já estão brancos para a ceifa". Ela está como o sacerdote Eli: velho, gordo e sem visão. O futuro dessa igreja é cair da cadeira da comodidade e quebrar o pescoço (comunhão), ou seja, é morte certa. Essa igreja tem tudo para fazer missões, mas está como a morna igreja de Laodicéia: "não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu...aconselho-te...que unjas os olhos com colírio, para que vejas" (Ap 3.17,18b)

7. E as duas portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura (vv. 4a)

Não obedecendo a Palavra de Deus, no sentido de realizar missão transcultural, a igreja está demonstrando que ficou surda à voz do Espírito Santo: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Ap 3.13) e também não está ouvindo que o Senhor Jesus quer entrar para despertá-la e fazê-la ouvir a sua convocação para fazer Missões: "Eis que estou à porta e bato (tradução em espanhol "chamo"); se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Ap 3.20). A igreja que sofre a doença da surdez está propensa a não crescer e não prosperará, pois não ouve e não obedece a voz do seu Senhor.

Finalizando, toda igreja que faz Missões com amor e dedicação jamais provará a velhice e o desgaste espiritual, pois ela está inserida na promessa do  Salmo 103.5: " (É o Senhor) Quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia"

A Deus toda gloria.

Pr. Antonio Romero Filho








  • Blogger Comentários
  • Facebook Comentários

0 comentários :

Item Reviewed: O real retrato de uma igreja que não faz Missões!!! Rating: 5 Reviewed By: Pr. Antonio Romero Filho