728x90 AdSpace

Recentes

Charles Fox Parham - Instrumento fundamental na formação do Pentecostalismo - 1873 - 1929

Charles Fox Parham (4 de junho de 1873 — 29 de janeiro de 1929) foi um pregador estadunidense, sendo considerado um instrumento fundamental na formação do pentecostalismo. Parham também criou um movimento chamado de Apostolic Faith (Fé Apostólica), constituído por igrejas independentes (inicialmente chamadas "missões") que cresceram no sul e no oeste dos Estados Unidos, onde ele realizava as suas reuniões. Embora a imprensa fora inicialmente favorável em algumas das áreas onde Parham ministrava, algumas das maiores igrejas de linha tradicional, e a hierarquia eclesiástica da cidade de Sião, não foram favoráveis ao seu ministério e fizeram de tudo para que os seus ensinamentos não prosseguissem. Como resultado, alguns relatórios da imprensa tornaram-se mais negativos a medida que o seu ministério se aproximava da sua melhor fase entre 1906 e 1907.

Charles Fox Parham,fundou a Bethel Bible College na cidade de Topeka no Kansas, uma instituição que ficou conhecida pelo prática da cura divina, assistência material e espiritual a pessoas de origem humilde e que estavam dispostas a atuar como missionários.

O canal utilizado por Parham para a disseminação dos conceitos era o jornal The Apostolic Faith, os metodistas americanos ensinavam a seus fiéis sobre duas bênçãos fundamentais aos cristãos, eram elas a conversão e santificação, a teologia de Parham ensinava sobre a necessidade da terceira bênção: o Batismo pelo Espírito Santo.

No ano de 1905, Charles Parham muda-se para Houston, no Texas, onde funda um nova escola biblíca, onde teve como um de seus alunos William Seymour, que assitia às aulas sentado numa cadeira posta no corredor, por ser negro em um período racista. William Seymour mais tarde tornou-se lider do avivamento em Los Angeles.

Parham foi acusado de pecados sexuais sem comprovação da acusação e também apontado por alegações de envolvimento com a maçonaria e a Ku Klux Klan(O que faria dele um racista, no entanto o que percebemos é que Parhan nada tinha de racista, tanto é que investiu em Seymour e andava com ele; também se preocupava em evangelizar os afro-americanos!). Apesar de nada ter sido provado até o dia de hoje, isso foi usado para minar seu ministério até a sua morte em 1929. Seus opositores e críticos o perseguiram e o odiaram até a sua morte. As igrejas que ele fundou permanecem abertas até hoje.

O Centro Charles F. Parham de Estudo Pentecostal-Carismático é um "mecanismo de investigação independente" no campus da South Texas Bible Institute, em Houston, Texas. É uma das várias organizações que consideram Parham o líder fundador do movimento pentecostal.

A principal contribuição de Parham, foi sua interpretação doutrinária do Batismo no Espírito Santo e o seu requerimento como prova de falar em línguas.

  • Blogger Comentários
  • Facebook Comentários

0 comentários :

Item Reviewed: Charles Fox Parham - Instrumento fundamental na formação do Pentecostalismo - 1873 - 1929 Rating: 5 Reviewed By: Pr. Antonio Romero Filho