728x90 AdSpace

Recentes

Novo terromoto, de 7,1 de magnitude, atinge o Japão



Cidade costeira de Ofunato devastada pelo tsunami, em março
Um novo terremoto, de 7,1 graus, atingiu o Japão nesta quinta-feira, informou uma agência meteorológica. Um alerta de tsunami, que poderia chegar a onda de um metro de altura, foi emitido para a região nordeste do país, mas foi levantado pouco mais de uma hora depois. Anteriormente, a magnitude havia sido avaliada em 7,4 graus, mas o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos aponta como sua avaliação final 7,1 graus.

A mesma área foi devastada pelo forte terremoto e tsunami no mês passado, causando uma série de danos, inclusive nucleares, em Fukushima. Aqueles que se encontram na zona de alerta se deslocaram para locais mais altos, conforme destaca a TV japonesa NHK. Em Fukushima, Iwate, Aomori e Ibaraki houve advertências de tsunami com ondas de até meio metro.

Segundo o Centro Geológico dos EUA, o tremor ocorreu às 23h34 locais (11h34 de Brasília), com epicentro localizado a 40 quilômetros de profundidade da província de Miyagi, a mais afetada pelo terremoto de março. A polícia de Miyagi informou que, como medida de precaução, interditou todas as estradas que passam pela província.

Crise nuclear - O terremoto já deixou feridos, mas a maior preocupação no momento é que ele provoque um agravamento na crise nuclear. A Agência de Segurança Nuclear do Japão indicou que não há informações sobre novos danos na usina de Fukushima Daiichi, cujos reatores já se encontram seriamente danificados e emitem radiação depois do terremoto de 11 de março. Porém, os técnicos e funcionários que trabalham para controlar a situação na central receberam ordens para deixar o local imediatamente após o novo tremor, conforme informou a companhia Tepco, que opera a usina.

Tóquio - Segundo informações oficiais, prédios chegaram a tremer por cerca de um minuto em Tóquio. O brasileiro Roberto Glower Carapeto, de 25 anos, que faz pós-graduação na cidade, estava no banho quando o novo terremoto ocorreu. Ele conta que muitas pessoas foram ao corredor de seu prédio verificar o que estava acontecendo, mas poucos chegaram a sair às ruas. "Não há comparação entre esse terremoto e o do mês passado, foi infinitamente menor. Nada no meu quarto caiu, por exemplo".

Fonte:  Revista Veja
  • Blogger Comentários
  • Facebook Comentários

0 comentários :

Item Reviewed: Novo terromoto, de 7,1 de magnitude, atinge o Japão Rating: 5 Reviewed By: Pr. Antonio Romero Filho